A coexistência do Zigbee com o Wi-fi

Com a chegada de novos produtos usando a tecnologia Zigbee, é importante entender como o protocolo coexiste com o Wi-Fi dentro da casa inteligente.

Ambos os protocolos usam a faixa de 2.4Ghz, o que pode gerar interferências e atenuação de sinal.

Neste post, vamos estudar como projetar uma rede para que o Wi-Fi e o Zigbee coexistam pacificamente.

Canais ZigBee e Wi-Fi

Os canais ZigBee e Wi-Fi podem, em uma primeira análise, parecer distintos, sugerindo que eles não se sobrepõem. Infelizmente, esse não é o caso.

Canais do Wi-Fi em 2.4Ghz
Canais do Zigbee em 2.4Ghz

Os três canais não sobrepostos do Wi-Fi (1, 6 e 11) usam exatamente as mesmas frequências dos canais do ZigBee 11 a 22.

Os canais ZigBee 25-26 também não estão imunes, porque podem ser atingidos na banda lateral do canal 11 do Wi-Fi. O canal 26 do ZigBee geralmente não é afetado pelo Wi-Fi, mas muitos dispositivos ZigBee não o suportam.

Interferência

Quando uma rede Wi-Fi está no mesmo canal que uma rede ZigBee, a rede Wi-Fi geralmente interfere na rede ZigBee.

Interferência da banda lateral

O espectro da rede 802.11g/n tem dois componentes: a seção “quadrada” de 20MHz que contém os dados, e a banda lateral, que são efeitos colaterais normais da rede.

A banda lateral pode não transportar dados Wi-Fi, mas é capaz de bloquear a transmissão do ZigBee.

A banda lateral geralmente só é perceptível quando você está muito perto do dispositivo que está transmitindo ativamente.

Isso acontece quando o dispositivo ZigBee e o Access Point Wi-Fi estão muito próximos um do outro (como no mesmo armário ou rack).

Planejamento dos canais

O segredo para a coexistência pacífica do Wi-Fi e do Zigbee é o planejamento dos canais.

Normalmente, usamos três canais Wi-Fi para trabalhar (1, 6 e 11), que são os canais que não se sobrepõe e maximizam o alcance do Wi-Fi pela casa.

Porém, para usar o Zigbee, vamos parar de usar o canal 11.

Quando instalamos os APs Wi-Fi pela casa, a ideia é manter cada AP em um canal diferente, para que um não interfira no outro.

Sem o canal 11, você deve repetir o canal 1 ou 6 nas pontas. Apesar de não ser o ideal, essa estratégia abre espaço para implantar a rede Zigbee com eficiência na casa.

Canais do Zigbee

Ao não usar o canal 11 na sua rede Wi-Fi de 2.4Ghz, você deve configurar seus dispositivos Zigbee a partir do canal 21. Essa estratégia é o segredo para maximizar o alcance da rede Zigbee e coexistir com o Wi-Fi.

Cuidado com os vizinhos

Apesar de você fazer tudo certo dentro de casa, é bem possível que as redes dos vizinhos interfiram na sua. Isso acontece principalmente em apartamentos pequenos onde tem muitos APs em volta.

Para minimizar esse problema, use o App Wifiman (disponível para Android) e verifique qual o canal mais forte em 2.4Ghz é emitido pela rede vizinha.

Sabendo disso, use a mesma estratégia para ajustar os seus APs e reduzir o problema de interferência de sinal.

Conclusão

Projetar, instalar e configurar uma rede Wi-Fi pode parecer simples, mas exige conhecimentos de redes, aplicativos especializados e entendimento dos equipamentos para que, na prática, tudo funcione bem.

Que tal contratar um profissional para o seu projeto?

Faça uma busca e envie um WhatsApp para o profissional mais próximo de você.

Fonte: metageek.com