A vez das cortinas motorizadas

Automação residencial é um conceito amplo, que inclui três principais pilares: conforto, segurança e economia.

No pilar do conforto, o número um é o controle de iluminação, seguido pelo controle do ar condicionado e do áudio e vídeo.

Porém, as cortinas motorizadas estão ganhando espaço.

Com a redução do preço dos motores e oferta de modelos para todas as aplicações, hoje não é uma boa ideia comprar uma cortina manual, que além de dar problema com as cordas, oferece risco para as crianças.

O principal sistema de controle dos motores é a radiofrequência, geralmente em 433Mhz. Esse é o popular chip que embarca o controle remoto do portão de garagem, por exemplo.

O controle RF funciona bem, mas não permite integrar nas cenas da automação, a não ser que você use uma central que copie o código RF, mas deixo esse assunto para outro post.

As opções de cenas que incluem as cortinas motorizadas são muitas, eu gosto de duas cenas em especial.

Cenas com cortinas motorizadas

A primeira é a cena bom dia, que sobe as cortinas para o sol entrar logo cedo pela manhã. E a segunda é a cena cinema, que desce as cortinas para escurecer o ambiente, além de ligar todo o home theater.

Você também pode controlar as cortinas com o comando de voz pela Alexa ou Google e, se o sistema de automação for FIBARO, você pode ter o incrível FIBARO Swipe, que controla tudo por gestos das mãos.

Passe a mão para cima no porta-retrato e as cortinas sobem. Passe a mão para baixo e elas abaixam. Sem encostar em nada (coronavírus compatível) rs.

Isso impressiona os clientes mais exigentes.

FIBARO Swipe para cortinas motorizadas
FIBARO SWIPE

Para ter o controle com o posicionamento exato da cortina, criando um slider de 0-100%, é preciso usar um módulo de automação.

Esse módulo ao ser calibrado, calcula o tempo que o motor leva para subir até o fim de curso, e descer até o fim de curso inferior. Então ele gera o slider e você pode ajustar em qualquer posição de 0 a 100% de abertura.

Para ligar o motor no módulo, o motor precisa ter acionamento direto com 4 fios: comum, sobe, desce e terra.

Feito isso, é só instalar o módulo e configurar.

Nesse vídeo, que é uma das aulas do curso Integrador de Impacto, eu explico como instalar e configurar o módulo cortina da FIBARO, acionando com apenas 1 tecla do interruptor touch.

Gostou?

Assista às 4 aulas do Workshop de Automação 2.0, que vai abrir as portas para você entrar nesse incrível mercado: https://www.cursodeautomacao.com.br/

E se você procura um Integrador certificado para fazer o seu projeto, faça uma busca e envie um WhatsApp agora mesmo.