Alexa com Inteligência Artificial pode controlar a casa sozinha

Semana passada eu comentei que eu aguardava o dia em que a Inteligência Artificial chegasse às assistentes de voz, como a Alexa e o Google.

A ideia é que, ao invés das assistentes somente responderem aos comandos, elas possam sugerir, ou até mesmo executar ações de forma autônoma na casa.

E esse dia chegou!

Eu acabei de ler essa matéria que comenta sobre a atualização do recurso Hunches na Alexa. Hunch quer dizer palpite, ou seja, o software sugere ações em função do seu comportamento.

Esse recurso já existe para quem tem uma conta da Alexa nos EUA, mas até agora a Alexa fazia apenas sugestões.

Muito em breve, a Alexa através do Hunches, ajudará milhões de usuários para que nunca se esqueçam de trancar a porta, desligar a luz da cozinha e desligar o ar condicionado da sala quando forem dormir, por exemplo.

Essas ações serão feitas de forma autônoma utilizando a Inteligência Artificial, caso você habilite no Alexa App.

Para alguns, esse recurso é uma invasão de privacidade. Para outros, é uma revolução. Eu sou do segundo grupo. Eu estou disposto a compartilhar alguns hábitos com a Amazon, em troca de um conforto e redução ao impacto ao meio ambiente.

Inteligência Artificial com a Alexa
Assista: https://youtu.be/whahElqS5eA

Nos próximos meses, os fabricantes de lâmpadas inteligentes, termostatos, aquecedores e robôs aspiradores, poderão permitir que a Alexa aja pró ativamente, de acordo com os palpites, sem que os usuários precisem perguntar.

Para fabricantes de dispositivos, seus produtos se tornam ainda mais inteligentes, e mais valiosos para seus usuários, apenas com uma atualização de software.

Por enquanto, o recurso Hunches estará disponível para lâmpadas, plugues de tomada, interruptores e robôs aspiradores, mantendo a Skill de integração atual, segundo a Amazon.

Mas ao abrir essa porta, eu acredito que não tem mais volta.

Uma vez que você se acostuma com essa tecnologia, que facilita a sua vida e não deixa você esquecer nada ligado, será difícil voltar atrás. A Inteligência Artificial é algo que estará presente no nosso dia-a-dia.

O mercado mudou mais rápido do que conseguimos acompanhar.

Essa mudança gera grandes oportunidades, além de benefícios para todos!

Eu espero testar os palpites da Alexa e começar a viver em uma casa que entenda a minha rotina, e me avise se eu esquecer alguma coisa ligada.

O planeta agradece, já que isso resulta em economia de energia 😀

Como será a nossa rotina daqui a alguns anos, quando a Inteligência Artificial estiver por todos os lados?

Vamos juntos viver a revolução da casa inteligente!

Ah, e se você precisa de um profissional para o seu projeto de automação, faça uma busca agora.