Aprenda como ter uma casa automatizada

Você já pensou em ter uma casa automatizada? Esse conceito ficou conhecido recentemente e consiste no processo de integrar os equipamentos existentes em sua casa, como eletrodomésticos e demais eletrônicos.

Isso parece um sonho, não é mesmo? A automação residencial facilita a execução das tarefas que antes exigiam alguém para fazê-las, como acender e apagar as luzes, e ligar e desligar a televisão.

A ideia desse sistema é fazer com que tais aparelhos funcionem por meio de um só toque. Porém, é importante lembrar que esses processos necessitam do auxilio de profissionais especialistas para a sua instalação.

Quer saber mais sobre como ter uma casa automatizada? Continue lendo o nosso texto e fique por dentro.

O que é uma casa automatizada?

Essa ideia surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, com a implantação dos primeiros sistemas automatizados para o controle das indústrias. Com o desenvolvimento da tecnologia, esse conceito foi levado para os ambientes internos das casas.

A função desse sistema é integrar todos os dispositivos elétricos. Assim, você poderá controlá-los por meio de um tablet ou smartphone que estiver conectado com a internet.

Por meio dos aparelhos, podemos programar os comandos em uma interface, na qual os usuários conseguem agendar as ações que serão realizadas. Dessa forma, é possível definir a temperatura, o horário e as demais ações dentro do lar.

Quais equipamentos podem ser automatizados em casa?

Depois de falar sobre as possibilidades que uma casa automatizada pode trazer para o nosso dia a dia, você deve estar pensando em quais situações realmente podemos implantar esses sistemas na nossa casa.

Confira algumas possíveis utilizações, a seguir!

Iluminação ambiente

É possível programar a iluminação dos ambientes para acender ou apagar em configurações pré-salvas, como para festas, para um jantar ou para assistir a filmes. Sensores de acionamento automático também podem ser utilizados para que as luzes se ascendam ou as persianas se abram quando você entrar nos ambientes.

Iluminação à distância

Essa opção é ótima para quem sai de casa e acaba se esquecendo de apagar alguma luz. Por meio do celular ou tablet, você pode apagar ou acender as luzes e os demais equipamentos eletrônicos quando estiver fora de casa.

Climatização

Chegar em casa com a temperatura ideal é algo que não está longe de ser alcançado em uma casa automatizada. Com esse sistema, você pode configurar o aquecedor ou o ar-condicionado para ligar ou desligar em horários específicos, ou quando o ambiente alcançar uma determinada temperatura.

Sistema de som

Com a automação residencial, você pode colocar aparelhos de som espalhados nos ambientes e integrá-los no mesmo sistema para facilitar o controle. Com isso, é possível ligar os equipamentos, programar as músicas e controlar o volume.

Área externa

Para quem reside em uma casa com área externa, o sistema de automatização pode ser utilizado para ligar a irrigação do jardim e o aquecedor ou o filtro da piscina. Isso garante mais comodidade e economia dentro de casa.

Sistema de segurança

O sistema de segurança pode ser feito por meio de câmeras, sensores de presença, alarmes, e trancas de portas e portões. Dessa forma, com a automatização residencial, você pode acompanhar as filmagens e o acionamento dos dispositivos, que pode ser feito via internet.

Quais são os benefícios da automação?

Pensando na questão da Internet das Coisas e a sua integração no nosso dia a dia, podemos não nos dar conta de todos os pontos positivos da automação. Por isso, separamos alguns dos benefícios de fazer essa integração no seu lar.

Gerenciamento das tarefas

Uma das principais questões quando falamos desse processo de automatização das casas é a possibilidade de integrar todos os equipamentos que têm essa função. Assim, podemos controlar esses dispositivos à distância, por meio de um toque do celular.

Conforto

Ao integrar todos os equipamentos, a rotina das pessoas que residem nesse espaço fica cada vez mais prática, uma vez que, por meio do Wi-Fi ou do ZigBee, é possível controlar todos eles. Chega de precisar mudar de cômodo para ligar o ar-condicionado, por exemplo!

Possibilidade de acessos

Como eles podem ser controlados por meio dos tablets ou dos smartphones, qualquer um que residir na casa pode se beneficiar dessa tecnologia.

Como ter uma casa automatizada?

Depois de conhecer todos os benefícios da automatização das casas, você deve estar se perguntando como levar isso tudo para o seu ambiente familiar.

A função da automatização industrial é integrar todos os dispositivos eletrônicos por meio de computadores. Por isso, talvez seja necessário adquirir alguns produtos e serviços. Vamos mostrar como proceder, a seguir!

Conheça os equipamentos

Para automatizar a casa, não é preciso fazer uma reforma e mudar toda a estrutura. É possível adaptar e utilizar equipamentos sem fio, que podem ser facilmente incorporados à sua casa e comandados por voz, por smartphones ou tablets.

Solicite um projeto

Um projeto de automação residencial pode ser feito durante a construção da casa, no qual todo o sistema já fica integrado na estrutura. Se a sua casa já está pronta, você pode optar pelos produtos que se conectam diretamente no Wi-Fi, em redes de cabos internos ou por meio do hub de automação.

Compre os produtos adequados

Além de instalar os sistemas necessários para a automatização da casa, é necessário comprar produtos adequados que se encaixem nesse sistema, como os plug n play, que não precisam ser configurados para a sua instalação e são facilmente reconhecidos por computadores.

Contrate um profissional especializado

Mesmo com a facilidade de encontrar esses equipamentos, é preciso contar com profissionais adequados para a instalação. Com uma formação voltada para essa área, os técnicos têm o conhecimento necessário para realizar esse processo de automatização.

Como vimos, ter uma casa automatizada não é algo que está muito longe da nossa realidade. Contar com toda essa facilidade dentro de casa está à distância de apenas um toque no seu celular. Existem diversos equipamentos no mercado que variam de sistemas e preços, por isso, é ideal contratar um profissional que acompanhe todo o processo de instalação.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.