Como aprender com a Apple a se diferenciar

Ontem aconteceu o tradicional evento da Apple, onde a empresa californiana apresentou suas novidades em hardware, software e serviços.

Talvez você não seja um fã da Apple, ou talvez você seja, mas independente disso uma coisa eu acho que nós temos em comum, a paixão pela inovação.

O que mais me chamou a atenção no evento foi a preocupação da companhia em criar produtos e serviços para uma vida melhor, com menor impacto ao meio ambiente.

Tim Cook apresentou alguns vídeos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas através do envio de alerta de queda, aviso de batimento cardíaco e notificação para fazer exercícios com o Apple Watch.

Um relógio que pode salvar vidas, prevenir um ataque cardíaco e ajudar a emagrecer é, no mínimo, muito legal.

E eu não posso deixar de fazer um paralelo com a automação residencial.

A cada dia que passa temos novos dispositivos inteligentes, sensores e hubs invadindo a casa das pessoas.

No Natal deste ano veremos produtos para a Casa Conectada nas principais lojas de eletrodomésticos.

E isso será uma revolução, já que as novas TVs também virão com o Google Home embarcado.

E o resultado disso?

Viveremos uma nova onda de projetos de automação, redes wi-fi, sistemas de segurança e home theater.

Após muitos anos de amadurecimento, o mercado finalmente passará por uma mudança significativa.

E você que é um Integrador de Sistemas, pode (e deve) seguir o caminho da Apple e ajudar as pessoas a viverem melhor, reduzindo o impacto ao meio ambiente.

Veja algumas dicas de como fazer isso.

Descarte Ecológico

Por incrível que pareça as pessoas ainda descartam pilhas, baterias e lâmpadas no lixo comum. Isso é quase um crime ambiental já que são produtos com alta toxidade.

Oriente o cliente sobre os pontos de coleta mais próximos e se possível, ofereça uma caixinha para descarte com a sua marca.

Redução do Desperdício

Com um sistema de automação é possível desligar as luzes, os ar condicionados, a TV e outros equipamentos quando não forem necessários.

Essa ação é capaz de reduzir a conta de energia elétrica em até 20% (ou mais), dependendo do caso.

Configure os sistemas para evitar o desperdício, isso aumenta a vida útil dos equipamentos e reduz o impacto ao meio ambiente.

Sensoriamento Inteligente

Da mesma forma que um relógio pode salvar vidas, um sensor de gás, de fumaça ou de água também pode.

Projete a instalação de um sensor de fumaça na cozinha e uma válvula solenoide na entrada do gás. Caso haja fumaça, o gás é imediatamente fechado e os proprietários são notificados.

O mesmo sistema pode ser feito com a entrada de água. Pode ser que esses sistemas nunca sejam utilizados, mas se um dia ele for acionado, ele pode salvar a vida de uma família.

Lembre-se de que não é sobre o produto. É sobre o conceito.

Vamos juntos colher os frutos da grande oportunidade que está chegando, mas sem nos esquecer da sustentabilidade e da segurança das pessoas.

Conte comigo!

Um abraço,
Vinicius

Precisa de um profissional para o seu projeto?

Acesse o portal e faça a sua busca. Em seguida, envie um WhatsApp para o profissional mais próximo e inicie seu projeto.