Lançamento 2021: Gestão de Água e Energia Elétrica

A energia elétrica em kWh informa a quantidade de energia que foi injetada na rede (o que foi gerado menos o que foi consumido pela casa), a energia consumida e o saldo, que é o valor que a concessionária usa para fazer a cobrança.

Se você analisar o primeiro gráfico, a curva verde é a da energia injetada. Ela cresce quando o gerador está funcionando durante o dia, e fica estável durante a noite.

Já a curva azul é a energia consumida. Ela fica estável durante o dia, porque o consumo da casa é alimentado pelo gerador, e cresce a noite quando o gerador para de funcionar.

O sistema calcula o custo da energia elétrica aplicando os valores das tarifas locais TUSD, TE, ICMS e taxa de assinatura, em função do tipo de bandeira vigente.

Essas informações permitem saber a evolução da conta de energia ao longo do tempo, disparar alarmes caso um limite seja ultrapassado, entender o funcionamento do gerador solar, o consumo da casa e monitorar os créditos e débitos na concessionária.

Gestão de Água e Energia Elétrica
Tela do Sistema de Gestão de Água e Energia Elétrica

Também é possível agregar diversos medidores por localização e ter em uma única tela o resultado de todas as instalações. Isso é útil para condomínios e pessoas que tem mais de uma instalação dentro da mesma concessionária e mesmo CPF/CNPJ.

É interessante entender o consumo e a geração de energia elétrica, além de fazer a medição da potência, da corrente e da tensão, com valores instantâneos e ao longo do tempo.

A precisão do sistema bate com o valor cobrado na conta que chega pelos Correios. Eu acredito que além da qualidade do hardware, os medidores são conectados na fiação da casa o que permite ótima precisão nas medições.

Eu estou muito feliz com o resultado do sistema e tenho certeza que irá ajudar os Integradores a fecharem mais negócios, e os clientes a terem controle e entendimento do consumo, geração e da conta de energia elétrica.

O sistema também medirá o consumo de água e poderá abrir e fechar as válvulas, mas deixo isso para um outro post.

A plataforma é da Tuya, que já é líder de mercado no Brasil e integra com todas as marcas que usam os módulos Tuya, como Positivo, Geonav, Intelbras e outros.

A ideia é a integração da automação, energia renovável, segurança, controle de acesso e monitoramento inteligente em um único App, de forma simples e fácil de usar.

Vem comigo!

PS: Se você precisa de um profissional para o seu projeto, faça uma busca e envie um WhatsApp para quem está mais próximo de você.