O Google Home está em português!

Como prometido na CES 2019, o Google acaba de liberar o assistente de voz em português do Brasil!

O assistente já funcionava nos celulares, mas ainda não estava 100% nos dispositivos Google Home.

Essa atualização saiu na semana passada e já está disponível para todos os usuários que tem um Google Home, Home Mini ou Home Max.

Já era de se esperar que o Google seria a primeira empresa a tropicalizar o assistente de voz, antes mesmo da Apple, Samsung e Amazon, que detém mais de 60% do mercado.

E não somente o sistema está em português, mas também tem a opção de configurar rotinas. Nas rotinas, você escolhe uma frase para que o Google execute uma sequencia de ações.

As rotinas facilitam ainda mais o uso do sistema de voz e inclui a previsão do tempo, situação do trânsito ou a sua música preferida.

Esse é um marco na história da automação do Brasil.

O que é possível fazer com o Google Home?

Algumas ações são nativas do sistema e não precisam de nenhuma configuração, como conferir a situação do trânsito, verificar a sua agenda ou checar a previsão do tempo.

Outras ações exigem que você configure dispositivos e serviços, como tocar uma música do Spotify ou acessar recursos do IFTTT (falo sobre isso em outro post).

E se você já tem um sistema de automação residencial compatível com o Google Home, agora você também pode controlar a iluminação, as persianas, TV, ar condicionado e até cenas como “desligar tudo” ou “assistir filme”, com um simples comando de voz.

É claro que para isso é preciso ter um sistema de automação instalado e configurado na sua casa, e isso deve ser feito por um profissional certificado.

Você conhece o Google Chromecast?

O Google Chromecast é um dispositivo do tipo “dongle” que você espeta na porta HDMI da sua TV e conecta na rede Wi-Fi da sua casa.

Com ele é possível fazer streaming de vídeos do YouTube, Netflix, tocar músicas do Spotify e outros serviços.

Também é possível espelhar o navegador Google Chrome do seu celular na TV, o que é uma “mão na roda” em alguns casos.

O Google Chromecast é integrado ao Google Home e pode ser usado nas rotinas para que, com um simples comando de voz, você inicia a reprodução de um filme na TV, por exemplo.

Uma conversa amigável

É possível definir como você prefere ser chamado nas configurações para que fique uma conversa mais pessoal, no meu caso eu coloquei o nome “Vini”.

Você também pode definir o seu endereço de casa e do trabalho e como você prefere ir de um local para o outro, se é de carro, ônibus, a pé… assim o Google Home te fala o tempo estimado com precisão.

Além disso, você pode conferir as suas reservas de voos, hotéis, eventos e compras, desde que tudo isso esteja atrelado à sua conta Google.

Mas a forma que o Google encontrou de tornar a conversa mais pessoal é pelo recurso “Conversa Contínua” sem precisar dizer toda hora o comando “OK, Google”.

Nesse vídeo eu mostro algumas cenas que eu configurei usando o Google Home integrado ao sistema FIBARO.

Ok Google, muito obrigado 🤩

Gostou?

Acesse o portal Quero Automação e encontre o profissional mais próximo para automatizar a sua casa.

Um abraço e até a próxima!

Vinicius