Qual a importância da tecnologia para promover sustentabilidade em casa?

O meio ambiente é um patrimônio de toda a humanidade. Por isso, é fundamental que cada um de nós saiba realizar as medidas necessárias para ter uma rotina mais sustentável e garantir que as próximas gerações não passem por problemas de falta de abastecimento.

A tecnologia cumpre um papel fundamental no sentido de atingir esses objetivos, permitindo diminuir desperdícios que podem prejudicar o nosso planeta no futuro — além, é claro, de conseguir reduzir as contas do mês.

Vamos mostrar como a sustentabilidade em casa atua nessas duas frentes e de que forma pode implementá-la no seu dia a dia, com o auxílio da tecnologia. Boa leitura!

A sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente

Quando falamos em sustentabilidade, o primeiro pensamento que vem à cabeça são os cuidados com o meio ambiente, não é mesmo? E não está errado. Um dos principais significados desse conceito diz respeito a garantir que a atual geração consiga utilizar os recursos naturais existentes e permitir que a próxima também possa usufruir deles.

Esse é um conceito muito precioso para a sociedade e é certo de que fará parte das discussões sobre o meio ambiente nos próximos anos. Afinal, pesquisas mostram que a cada ano esgotamos mais rapidamente os recursos naturais que no ano anterior, o que é potencialmente perigoso — significa que usamos mais do que a natureza é capaz de repor.

Se cada um de nós começar a fazer a sua parte, conseguiremos reduzir o gasto de insumos (sejam eles renováveis ou não-renováveis) e garantir que continuaremos tendo esses itens disponíveis para consumo — respeitando a capacidade de renovação da Terra, mas que as próximas gerações também consigam usufruir deles igualmente.

A sustentabilidade como gestão financeira

Hoje, sustentável trata de tudo aquilo que é possível suprir necessidades sem, contudo, comprometer as condições futuras.

Por isso, também podemos falar em sustentabilidade econômica quando nos referimos a saúde financeira do orçamento pessoal, por exemplo. Afinal, a forma como você gerencia as finanças permite conquistar a sustentabilidade de suas contas fixas ao longo do tempo.

Quanto mais você conseguir reduzir o consumo, seja de recursos ou de insumos, você conseguirá poupar valores nas suas contas mensais. Muito bom, não é mesmo?

É possível, realizando ações sustentáveis que resultem na redução do desperdício, gerar uma redução de 30% na sua conta de energia (por exemplo, com a automação). Uma quantia considerável, principalmente, com a existência de certas bandeiras que encarecem os valores pagos por mês.

Como implementar a sustentabilidade em casa por meio da tecnologia

A tecnologia é importante aliada no dia a dia. Quando falamos em sustentabilidade, essa questão se torna ainda mais proeminente, já que uma série de itens podem influenciar nesse contexto, facilitando o processo de realização de ações que protejam o meio ambiente e as suas finanças.

Veja a seguir as principais tecnologias envolvidas com a sustentabilidade e como aplicá-las na sua rotina.

Carros elétricos

O uso de combustíveis fósseis é altamente poluente para o meio ambiente, e contribui para o agravamento do Efeito Estufa (carros representam 72,6% da emissão de gases que contribuem para o problema) e, consequentemente, para o aumento do aquecimento global.

Além disso, é nítido que os grandes centros não suportam mais o aumento no número de veículos, sendo necessário priorizar o transporte público. Em casos que não é possível realizar a substituição, uma opção é passar para a opção de veículos elétricos.

Os carros híbridos também conseguem realizar uma redução significativa da emissão de poluentes, com tecnologia de ponta e bom rendimento. Visando atender a essa demanda, grandes fabricantes, como a General Motors e a Volkswagen já investem nesse tipo, conseguindo oferecer mais opções de carros híbridos até 2020.

Energia solar

A energia solar provém de uma fonte inesgotável (sol) e, por isso, é altamente sustentável. Além disso, o investimento financeiro nas placas fotovoltaicas — necessárias para a adoção deste tipo de fonte de energia, se paga ao longo do tempo, além de gerar uma economia significativa que pode, em algum momento, reduzir em até 90% a sua conta de energia. Interessante, não é mesmo?

Reutilização de água

A água é um dos recursos mais preciosos, já que todos os seres vivos dependem dela para sobreviver. Por isso, é fundamental utilizá-la com consciente do consumo, reduzindo os riscos de carência desse insumo a longo prazo.

Águas utilizadas em torneiras e de chuvas podem ser reutilizadas, por exemplo, para a descarga de sua residência. Isso reduz desperdícios, favorecendo não só a sustentabilidade do planeta mas também a redução do custo do seu consumo mensal. Consequência direta — economia.

Com as novas tecnologias de reutilização de água, é possível captá-la e, automaticamente, reenviá-la para sua caixa de descarga.

Automação de equipamentos

A automação de equipamentos é uma forma de conseguir não só minimizar o desperdício no uso de recursos — principalmente de energia elétrica, mas também dos gastos com esse tipo de conta.

Por meio do processo de automação pode-se, por exemplo, programar para que equipamentos eletrônicos sejam desligados após determinado tempo. Com isso, os que não são de uso contínuo (como geladeira) deixam de consumir automaticamente.

Isso é possível por meio da Internet das Coisas, uma tecnologia que tem se tornado cada vez mais utilizada nos mais diferentes ambientes e está sendo incorporada continuamente no dia a dia das pessoas.

Quer ver outro exemplo? Por meio de automação e sensores de presença, é possível automatizar o acendimento de luzes das áreas externas e corredores da sua residência, diminuindo o consumo de energia elétrica ao longo do mês. Bom, não é mesmo?

Aplicar medidas de sustentabilidade é fundamental para que, além de fazer sua parte em prol da proteção ao meio ambiente, você consiga ter uma melhor gestão das suas contas fixas, promovendo também o desenvolvimento sustentável em suas finanças. Você sai ganhando e a natureza agradece.

Como você pode perceber, a automação é uma tecnologia fundamental para cumprir esse objetivo e conseguir melhores resultados além de tornar sua casa mais funcional e confortável.

Quer mais dicas para implementar a automação em sua residência? Consulte o profissional mais próximo de você.