9 formas de automatizar a sua casa

Se você pesquisar você encontrará dezenas de dispositivos para automatizar a sua casa, como lâmpadas, plugues de tomada, interruptores e fitas de LED, todos compatíveis com as assistentes de voz da Amazon e do Google.

Mas na prática, o que comprar para que de fato, o dia a dia dentro de casa fique mais confortável, mais seguro e ainda ajude a reduzir a conta de luz?

Leia esse post até o final e conheça 9 formas de automatizar a sua casa.

Automatizar a Iluminação

O primeiro passo é automatizar a iluminação. A vantagem de controlar as luzes pelo App e pela voz é a criação de cenas, que facilitam a vida dentro de casa.

A principal cena é a que desliga todas as luzes, para que você tenha certeza de que tudo está desligado ao sair de casa.

Outra cena interessante é a de conforto, que liga apenas algumas luzes e deixa o ambiente agradável.

Na minha casa eu criei uma cena que liga as luzes externas da casa e o abajur da sala ao anoitecer, e desliga a iluminação externa ao amanhecer e o abajur às 10h, que me diz que já é hora de ir dormir.

Para criar as cenas, é necessário substituir os interruptores tradicionais por modelos inteligentes.

Interruptor touch de automação

Outra opção é a instalação de módulos de automação, que mantêm os interruptores existentes e permitem automatizar cada circuito elétrico.

O acionamento em paralelo, comum nas instalações elétricas, pode ser mantido se forem utilizados módulos relê.

Módulo relê de automação

Se forem utilizados interruptores inteligentes, é possível configurar os acionamentos em paralelo pelo App, sem necessidade de ligação elétrica entre os interruptores.

Um ponto de atenção para o controle da iluminação são as lâmpadas inteligentes. Como elas precisam ficar energizadas para serem controladas, não é recomendado instalá-las nos circuitos onde existam interruptores.

O ideal é instalar as lâmpadas inteligentes em um abajur ou luminária, que ficarão sempre ligadas, mesmo que a lâmpada esteja apagada.

Controle de Acesso

As fechaduras inteligentes ganharam o gosto do consumidor. Os benefícios são fortes, como ficar livre das chaves e utilizar a senha, biometria ou cartão RFID para abrir a porta.

Uma função importante é a criação de senhas temporárias e de perfis de acesso, que funcionam em determinados horários. Para quem tem funcionários ou aluga o imóvel, é um problema a menos.

A fechadura inteligente também compõe o design da casa com um toque de tecnologia logo na entrada.

O ponto de atenção da fechadura inteligente é o tipo de comunicação que ela vai usar. De preferência, opte pelos protocolos Zigbee, Z-Wave ou Bluetooth, que permitem controlar a fechadura a qualquer tempo e são módulos de baixo consumo de energia.

Fechaduras Wi-Fi precisam ser “acordadas” para funcionar, o que impede de acioná-las de fora da casa. Se isso não for um problema, existem dezenas de modelos Wi-Fi no mercado.

Verifique também a existência do trinco rolete, que é uma trava mecânica para que ao fechar a porta, ela fique alinhada com o batente e permita que o motor tranque o fecho sem problemas.

Fechadura digital Yale com trinco rolete

Aqui em casa, eu coloquei o cartão RFID na capa do meu celular. Dessa forma eu abro a porta aproximando o telefone da fechadura, que faz a leitura do cartão e destranca a porta. Para mim, esse é o jeito mais fácil de usar uma fechadura inteligente, já que a biometria, às vezes, exige uma segunda tentativa.

Automatizar o Ar-Condicionado

Quem tem bebê sabe que um dos desafios é acertar a temperatura do quarto para que ele durma bem. Só que entrar no quarto e ajustar o ar-condicionado pode acordá-lo, o que não é desejado.

Esse foi o principal motivo de eu instalar uma central infravermelho no quarto da minha filha, e a minha esposa, consegue ajustar o ar-condicionado, ligar o temporizador e deixar a temperatura do quarto ideal.

Central Infravermelho

Outro exemplo é poder ligar o ar-condicionado antes de chegar em casa. Em algumas cidades no Brasil, a temperatura é tão alta que esse recurso torna o dia a dia mais agradável.

Você também pode adicionar o controle do ar-condicionado na cena para assistir filme, dormir, e na cena que desliga todas as luzes, para garantir que tanto a iluminação quanto os ares-condicionados estarão desligados ao sair de casa.

Automatizar a Sala de TV

Se você tem, ou pretende ter uma sala de cinema, você vai acabar com diversos controles remotos. O controle do receiver, da TV ou do Projetor, da TV à cabo, do ar-condicionado, do game e da Apple TV, são alguns exemplos.

Para ligar o sistema será preciso alguns toques em mais de um controle, o que pode ser confuso para pessoas sem afinidade com tecnologia.

Automação da sala de cinema

A automação resolve esse problema. Ela liga os equipamentos e ajusta as entradas automaticamente, para que a sessão do filme comece sem precisar tocar nos controles remotos.

Na hora de ir embora, a automação desliga tudo para você e garante que nenhum equipamento ficou ligado desnecessariamente. E se você adicionar essa cena na assistente de voz, com apenas uma frase como “Alexa, cena cimena”, ou “Alexa, estou saindo”, tudo acontece.

Sensores de Segurança

Esse é um ponto ignorado por muitos instaladores, porque os sensores de segurança são comprados para que, de preferência, nunca sejam usados.

Um sensor de fumaça por exemplo, é instalado na cozinha para que, se houver fumaça no local, ele dispare a sirene e avise o proprietário. Temos também sensor de gás GLP, sensor de CO e sensor de água. Eles ficam monitorando o local, e se detectarem algum problema, podem fechar uma válvula e resolver o problema.

Sensor de gás GLP

Esses sensores podem salvar vidas e evitar prejuízos enormes. O valor de um sensor é muito baixo se comparado à segurança que ele proporciona. Vale a pena o investimento!

Câmeras IP

Os benefícios de vigiar o local através de câmeras são óbvios, mas os motivos podem variar. Você pode precisar monitorar um imóvel alugado, o seu pet, o seu bebê ou uma área externa da casa.

O importante é ter uma imagem em alta definição, gravação 24×7 e acesso remoto pelo App para visualizar as imagens e a gravação quando desejar.

Câmera IP Inteligente

Essas funções eram exclusivas de sistemas sofisticados de CFTV, mas com as novas câmeras inteligentes, você consegue fazer tudo isso de forma fácil, rápida e estável.

Os pontos de atenção são comprar a câmera com a lente adequada onde a imagem fique do gosto do cliente, ter um ótimo sinal Wi-Fi no local, contratar a gravação das imagens na nuvem e instalar um cartão SD para salvar as imagens caso a Internet falhe.

Quanto mais câmeras IP conectadas, melhor deve ser a rede Wi-Fi. Evite usar os “combos” das operadoras, é necessário comprar um ótimo roteador e excelentes access points, para que a rede funcione adequadamente.

Medidores de Energia

O custo da energia elétrica só aumenta. Por esse motivo que a adesão à energia solar cresce a cada dia. Você pode monitorar o consumo de energia da casa e comparar os meses anteriores para fazer ajustes nos hábitos e por consequência, reduzir o valor da conta.

Para isso é preciso instalar um medidor de energia na entrada da casa. O medidor deve ser bidirecional, para que se houver um gerador de energia solar fotovoltaica no local, ele meça a quantidade de energia injetada na rede e a energia consumida.

medidor inteligente

Os gráficos de consumo, alertas de ocupação e de uso, gráficos de corrente, tensão e potência, podem ser verificados na plataforma de gestão de água e energia da Quero Automação, vendida pelos Consultores Cerificados.

Os medidores de energia inteligentes também são um relê de 65A, que suportam cargas altas e podem ser usados para controle de iluminação externa e áreas comuns de prédios.

Automatizar o Som Ambiente

Quem não gosta de música? Ficou muito fácil criar um sistema de som multiroom, que é possibilidade de reproduzir a mesma música, ou músicas distintas, em cada ambiente da casa.

A maneira mais fácil é utilizar as assistentes de voz. A Amazon oferece o recurso de grupos, que você pede para ela reproduzir a mesma música em mais de uma Echo, por exemplo.

Kit som ambiente

E se você precisa de potência ou quer mais qualidade de áudio, você pode comprar um amplificador e caixas de embutir, e conectar a Amazon Echo por cabo P2 estéreo ou Bluetooth.

Assistentes de Voz

E falando nas assistentes de voz, elas são o centro de comando da automação. Mais fácil do que abrir o App, é pedir o que você deseja para a Alexa ou o Google Assistente.

Como são softwares que rodam na nuvem, todos os dias têm novidades para explorar… a Alexa por exemplo, prepara respostas diferentes para um simples “Alexa, bom dia!”. Já testou?

Você pode perguntar a previsão do tempo, fazer compras, ouvir músicas, enviar mensagens, e se você tiver uma Echo Show que tem uma tela integrada, você também pode visualizar as imagens das câmeras!

Eu acredito que as assistentes de voz estão apenas no início. A inteligência artificial irá nos ajudar a viver melhor, e em breve, devem começar a sugerir atividades, compras e ações, quando dados da geladeira, ou carro ou dos sensores da casa forem integrados.

Conclusão

Neste artigo você conheceu 9 formas de automatizar a casa que aumentam o conforto, a segurança e a economia.

Muitos produtos podem ser instalados de forma fácil, mas é fundamental contratar um profissional para dimensionar a rede Wi-Fi, instalar as caixas de embutir, dimensionar os amplificadores de som, passar a fiação elétrica, substituir os interruptores, configurar as cenas e deixar o sistema funcionando do seu gosto.

Acesse www.queroautomacao.com.br, faça uma busca e envie um WhatsApp para o Consultor Certificado mais próximo.

Um abraço e até a próxima!

Vinicius