Automação no dia a dia: veja 10 exemplos para facilitar a sua vida!

A automação no dia a dia pode ser vista em diversos setores, seja na sua casa, no trabalho ou em outras atividades, como pagar uma conta na maquininha do cartão, utilizar o caixa eletrônico no banco, fazer uma transferência bancária pelo smartphone etc. Com isso, pode-se usufruir de uma rotina mais funcional e fácil, em que os afazeres da vida serão mais simples, práticos, rápidos e seguros.

Em relação ao âmbito residencial, por exemplo, você poderá ligar o ar-condicionado de casa quando estiver ainda no trabalho, para deixar os ambientes da residência já em uma temperatura agradável. Outra possibilidade que deixa a vida mais confortável é desligar as luzes e abaixar as cortinas na hora de dormir sem ter que sair da cama.

Assim, vale muito a pena aproveitar esse tipo de utilidade proporcionada pela automação, pois será possível controlar e executar diversos recursos não só para ter mais conforto, mas também para que você e toda a sua família possam gozar de mais segurança.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a automação no dia a dia? Então, leia este texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

1. Desligar tudo ao sair de casa

Sabe quando você sai de casa com pressa e não tem certeza se desligou todos os aparelhos eletrônicos, como a TV da sala de estar, a luminária do quarto, o forno da cozinha, entre outros itens? Com a automação desses recursos, você poderá controlá-los por outros dispositivos, como smartphone, notebook ou tablet.

Assim, basta acessar o seu smartphone, por exemplo, para se certificar de que tudo está desligado corretamente. Desse modo, você poderá ficar tranquilo na rua e livre de preocupações, tendo a certeza de que tudo em casa está em segurança e sem gastar energia elétrica. 

2. Acionar cenários programados em função da hora do dia

Você terá a liberdade para programar diversos recursos automatizados em sua casa a depender de sua necessidade e estilo de vida. Por exemplo, caso você goste de acordar todos os dias às 7h, poderá programar a cafeteira para começar a fazer o café meia hora antes. Outra possibilidade é programar o ar-condicionado para ligar todos os dias 1h antes da sua chegada em casa. Com isso, ao entrar, a sua residência já estará em uma temperatura agradável.

3. Controlar as cortinas automaticamente

A automação é um ótimo recurso para quem busca mais conforto e praticidade na rotina diária. Uma excelente maneira de aplicá-la em casa é por meio do controle do uso das cortinas.

Dessa forma, você poderá abri-las ao acordar sem ter que sair da cama, regulá-las adequadamente de acordo com a necessidade de iluminação natural durante o dia e fechá-las quando for necessário. Isso tudo sem ter que se levantar. Afinal, basta acionar o seu controle pelo comando estabelecido.

4. Eliminar as chaves usando uma fechadura biométrica

Uma forma de deixar a segurança do lar ainda mais eficiente é por meio da fechadura biométrica. Com ela, será necessário cadastrar a biometria dos moradores da casa a fim de que todos tenham independência para chegar quando quiserem, sem incomodar ninguém.

Com certeza, esse é um ótimo recurso para quem sempre esquece ou perde as chaves de casa, não é mesmo? Vale ressaltar que esse tipo de automação também pode ser instalado em prédios e condomínios residenciais, proporcionando praticidade e mais segurança para todos os moradores do local.

5. Monitorar e gravar as imagens na nuvem para mais segurança

Pode-se implementar um sistema de segurança automatizado por meio de câmeras que monitoram a circulação das pessoas na porta de sua casa. As imagens gravadas ficam registradas na nuvem, proporcionando segurança caso ocorra algum problema. Por exemplo, se alguém tentar entrar na sua residência, basta acessar a nuvem, analisar as imagens do dia do delito e comprovar o que aconteceu. 

6. Notificar quando alguém chegar, sair, abrir uma porta ou acionar um dispositivo

Por meio da automação, é possível ter completo controle de quem entra e sai da casa, quais portas são abertas, quais dispositivos são utilizados etc. Esse tipo de controle é fundamental para a tranquilidade dos pais que trabalham e deixam seus filhos em casa, pois, dessa forma, você terá acesso a informações importantes. Assim, verá se estão todos em casa, se alguém saiu, se o pequeno está vendo TV no horário de fazer a tarefa da escola, entre outros.

7. Notificar quando houver fumaça, gás ou vazamento de água

Uma ótima vantagem da automação está no controle e na economia, seja de luz, de gás ou de água. Com isso em mente, pode-se, por exemplo, receber notificações caso ocorra algum tipo de vazamento ou fumaça. Dessa forma, o morador poderá tomar as devidas providências para resolver o dano e, consequentemente, evitar prejuízos financeiros e eventuais perigos para a segurança dos moradores da residência.

8. Desligar o ar-condicionado da empresa quando ele não estiver sendo usado

Além de utilizar a automação em casa, ela também pode ser aplicada na sua empresa. Assim, você poderá, por exemplo, desligar todos os aparelhos de ar-condicionado quando eles não estiverem sendo usados. Com esse tipo de controle, é possível diminuir os gastos com energia elétrica, estimulando o uso consciente da energia sem desperdícios.

9. Eliminar os controles remotos e ligar todos os equipamentos com o comando de voz

É comum, principalmente se houver muitos moradores na casa, perder os controles remotos da TV, do ar-condicionado e do rádio, certo? Uma solução útil para sanar esse tipo de problema é conectar todos os equipamentos para que eles respondam ao comando da sua voz. Logo, basta que você diga os comandos programados para controlar cada aparelho.

10. Usar os recursos das assistentes de voz

Há diversos comandos de voz que podem ser aplicados para realizar diferentes tarefas do cotidiano, como fazer uma ligação, checar se a previsão do dia é de chuva ou sol, conferir a agenda da semana, calcular o tempo de um trajeto em determinado horário etc. Vale ressaltar que isso tudo sem precisar da interferência de um contato físico para discar um número ou acessar uma página na internet.

Viu como a automação pode mudar a forma como você vive a sua rotina, proporcionando mais conforto e praticidade? É importante ainda ressaltar que, para que a automação seja implementada corretamente e de forma segura, é preciso contar com profissionais qualificados e especializados na área. Desse modo, pode-se garantir um serviço de qualidade, trazendo muita satisfação ao cliente.

Você entendeu como funciona a automação no dia a dia? Então, que tal compartilhar este texto em suas redes sociais? Assim, mais pessoas poderão ter acesso às informações valiosas deste conteúdo!