Quais são os benefícios da energia solar e como instalá-la?

No Brasil, a instalação de energia solar está se tornando uma solução cada vez mais comum. Trata-se de uma estratégia interessante para economizar custos com eletricidade, uma vez que a fonte padrão é trocada por uma que é natural e renovável. Existe um forte impacto, não somente para os usuários e suas famílias, mas também para o planeta.

Além disso, é uma tecnologia mais simples de implantar e manter. Se quiser saber mais sobre os benefícios da energia solar e como é possível instalar e começar a captação, acompanhe atentamente este artigo até o fim.

Crescimento do uso de energia solar no Brasil

O Brasil é um país com uma série de vantagens para quem deseja utilizar o Sol como fonte. Uma delas é que, por ser um país tropical, a incidência dos raios é forte e abundante em todas as regiões. Desse modo, é lucrativo investir nessa modalidade como uma alternativa ao modelo tradicional de geração hidroelétrica. 

O Sol apresenta uma energia ilimitada, pois sempre será capaz de fornecer luz para a Terra. Ou seja, estamos lidando com um recurso renovável, o que dispensa maiores preocupações com questões cada vez mais atuais relativas ao meio ambiente.

Trata-se de uma fonte natural que envolve também uma tecnologia de captação muito simples — com o uso de painéis fotovoltaicos e inversores, que traduzem de corrente contínua para alternada. 

Por isso, as pessoas são capazes de gerar o que precisam de eletricidade sem precisar exclusivamente da rede hidrelétrica comum, reduzindo, assim, os custos gerais com contas.

O interessante é que não há risco de apagões e problemas inesperados ou até paradas por conta de manutenções e transtornos envolvendo estruturas físicas. É uma energia contínua, forte e ilimitada. Por isso, cresce a cada dia o número de pessoas interessadas nessa modalidade.

Benefícios da energia solar

Vamos apresentar agora as principais vantagens dessa tecnologia.

Economia

Como já falamos, um dos pontos mais importantes da energia solar é a economia. Ao utilizar uma fonte ilimitada, as pessoas não precisam contar totalmente com a rede padrão e conseguem descontos consideráveis em suas contas.

Estamos falando de uma economia de até 92% da conta. Afinal, o usuário tem uma estrutura de painéis captando energia durante todo o dia. Essa captação é reduzida apenas em instantes chuvosos e nublados e, evidentemente, cessa à noite. 

Nesse aspecto, também vale citar a facilidade de instalação em termos de custos. Quando precisar instalar um sistema fotovoltaico, os usuários não precisarão realizar grandes reformas, mas é fundamental a contratação de um profissional experiente para fazer o projeto e garantir a segurança do local. 

Baixa necessidade de manutenção

O grande destaque da energia solar é a sua simplicidade com relação à manutenção. O processo de reparo só requer uma limpeza periódica nas placas. Simples assim. Não há necessidade de chamar técnicos e equipes de especialistas, nem de interromper as atividades cotidianas em casa. 

Ou seja, é um sistema estável e duradouro, que não requer grandes mudanças e nem gera dores de cabeça. 

Sustentabilidade

Sistemas de captação de energia do sol não emitem gases poluentes e representam menos impactos ao meio ambiente. Assim, eles não contribuem para o efeito estufa. O fato de ser renovável também é interessante para a sustentabilidade, já que não é um recurso escasso que precisa de consumo consciente, como a água.

Outra vantagem é que a tecnologia é simples e não envolve aparatos enormes e muitos equipamentos. Isso reduz o risco de acidentes e desastres naturais, como os que podem ocorrer em barragens e usinas. Ou seja, energia solar é sinônimo de cuidado com o planeta, o que contribui para o bem-estar de todos. 

ROI

Por fim, temos que lembrar do retorno sobre o investimento. Estima-se que em 6 anos, em média, seja possível recuperar totalmente os gastos com a instalação. Isso é causado pela economia e pelos descontos na conta de eletricidade. Assim, logo o usuário passará a lucrar com a tecnologia e ganhar dinheiro com a geração limpa dela.

A ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, prevê mudanças para as novas instalações, o que deve impactar o retorno do investimento, porém, mesmo após as mudanças, ter um sistema de geração de energia solar fotovoltaica continuará atrativo, tanto pelo retorno do investimento quanto pela sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

Além disso, uma casa com essa inovação se torna bastante valorizada e representa uma oportunidade maior de lucro no mercado imobiliário. Caso precise vender a residência, os donos contarão com um valor bem maior do que investido inicialmente, e isso torna a venda um bom negócio.

Passos para realizar a instalação

Neste tópico, vamos examinar os passos para instalação de um sistema fotovoltaico. 

Inicialmente, é fundamental analisar os preços reais e verificar a necessidade e a viabilidade do projeto. Unindo informações como as citadas neste artigo, você será capaz de entender se vale a pena investir nessa tecnologia e o que será preciso ajustar para obter o melhor desempenho. É interessante realizar um bom planejamento nessa etapa.

Em seguida, é ideal contratar um profissional a fim de realizar a implantação. A assistência de um especialista é fundamental para o correto dimensionamento, eficiência do sistema e principalmente segurança dos moradores, evitando problemas e transtornos inesperados.

Depois de contratar o profissional, é possível começar a instalação propriamente dita. Nessa fase, você precisará adquirir os equipamentos necessários, que são basicamente os painéis que compõem a estrutura e o inversor. Com os componentes, é preciso, então, fixar os painéis nos locais adequados, lembrando que o peso das placas deve ser suportado pelo local de instalação.

O próximo passo é comunicar à distribuidora e solicitar aprovação para essa alteração no consumo. O sistema ainda permanecerá conectado à rede, pois, caso haja geração excedente, o resto será distribuído para as outras casas da região, a fim de evitar desperdício. Para que a distribuidora aprove a substituição do medidor, é preciso submeter um projeto específico assinado por um engenheiro responsável, que esteja dentro das normas e cumpra todos os requisitos de segurança.

Os benefícios da energia solar são os pontos que chamam a atenção das pessoas e têm gerado essa demanda por instalações ao redor do país. O sucesso da tecnologia aqui no Brasil deve-se à abundância e à disponibilidade da luz e incidência do Sol. Com o devido cuidado e com atenção aos fatores citados, é possível realizar uma instalação segura e garantir economia de custos e geração eficiente de eletricidade para a sua casa.

Ficou interessado? Acesse o portal da Quero Automação e faça a sua busca. Em seguida, envie um WhatsApp para o profissional mais próximo e inicie seu projeto