Por que ter uma casa automatizada? Confira as 4 maiores vantagens

A casa automatizada é uma grande vantagem da atualidade, diante do desenvolvimento tecnológico. Com ela, o proprietário da residência pode controlar remotamente os sistemas domésticos básicos, utilizando meios digitais como um aplicativo em um smartphone ou tablet.

Porém, é importante ressaltar a diferença entre a casa automatizada e a inteligente. No primeiro caso, trata-se de automações isoladas que você controla para ter mais conforto, segurança e economia de custos.

Já no segundo, é como se o sistema automatizado tomasse uma decisão por você. Por exemplo, é possível colocar na porta de entrada da casa um sensor que ao perceber que a porta foi aberta, ascende as luzes, liga o ar condicionado e reproduz a sua playlist favorita. Logo, você não precisou tomar alguma ação para que isso acontecesse, certo? A configuração da casa inteligente executou a cena em função de uma informação do sensor. Isso pode ser feito também para sensores de temperatura, vazamento de água, de gás e luminosidade, por exemplo.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a casa automatizada? Então, acompanhe a leitura e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Quais são as maiores vantagens de ter uma casa automatizada?

1. Maior segurança

A casa automatizada proporciona uma maior segurança, uma vez que se pode ativar e desativar o sistema de alarme remotamente, e ser notificado quando algo acontecer dentro da casa. Os sensores de vazamento de água e de gás, avisam quando algo de errado acontecer e podem acionar uma válvula para fechamento da água da casa, ou do gás encanado, reduzindo as chances de um acidente.

É possível programar a casa para simular presença quando você estiver viajando, além de instalar câmeras de segurança que gravam as imagens e permitem que você visualize de qualquer lugar do mundo.

A automação ainda permite mais segurança para a terceira idade. Com isso, caso haja algum acidente na cozinha, na garagem etc., fica mais fácil chamar por ajuda e, como resultado, ganha-se tempo em um atendimento de socorro mais rápido e ágil.

2. Mais praticidade e comodidade

Uma grande vantagem da casa automatizada é a praticidade e comodidade. Afinal, o morador poderá tomar medidas para deixar a sua rotina com mais qualidade. Por exemplo, o usuário poderá ligar o aparelho de ar-condicionado em um dia quente sem estar em casa. Isso será feito de longe, apenas com um toque ou comando de voz. Assim, quando ele chegar na residência, o ambiente já estará na temperatura adequada para promover mais bem-estar.

É possível, ainda, atribuir um sistema com biometria para abrir a porta de entrada, por exemplo, contando com mais proteção e tranquilidade no dia a dia — principalmente se você costuma viajar muito. Todos os moradores podem cadastrar as suas digitais e ninguém da residência precisará se preocupar em andar mais com as chaves.

Uma outra possibilidade que traz muita funcionalidade durante a rotina é o controle sobre o sistema de iluminação. A automação permite criar cenários que ligam e ajustam as luzes para o seu conforto. Ou seja, pode-se contar com excelentes recursos para ter uma melhor experiência dentro de casa.

3. Menor consumo de energia

É possível economizar energia elétrica com uma casa automatizada, fazendo com que haja menos gasto financeiro na hora que a conta de luz chegar. Isso acontece porque o sistema desliga os equipamentos que estiverem ligados desnecessariamente, levando a redução do desperdício de energia elétrica.

É comum que aparelhos de ar condicionado fiquem ligados sem que haja ninguém na sala, luzes do jardim se mantêm acesas durante o dia, irrigadores funcionem durante a chuva e aquecedores de água fiquem ligados sem necessidade. Essas situações elevam o consumo de energia da casa e podem ser facilmente eliminadas com o uso da tecnologia.

Na prática, a automação pode eliminar o desperdício e economizar até 30% da conta de luz.

4. Economia do seu tempo

Pode-se ganhar tempo com uma casa automatizada, tendo em vista que você poderá tomar as devidas providências em determinado assunto, sem estar em casa — ou estando em um outro cômodo da residência.

As assistentes de voz informam a previsão do tempo, os seus compromissos na agenda, fazem compras e até enviam mensagens para outras pessoas. Tudo isso com um simples comando de voz.

Com isso, ganha-se mais tempo para fazer o que realmente importa, seja descansar, usufruir de conforto, ou terminar um trabalho ou estudo, ao mesmo tempo em que você pode conferir se toda a casa está fechada, por exemplo. Afinal, o tempo é algo muito valioso para não o usar da melhor maneira possível, não é mesmo?

Como automatizar a casa?

Como visto, pode-se automatizar diversos sistemas de funcionamento da casa para que se tenha mais otimização de uso. No caso da sala de estar, por exemplo, você ligar a TV, ajustar o Receiver, ligar a TV à cabo e colocar no canal favorito com um simples comando de voz.

Já na cozinha, você pode ascender as luzes, trocar a música, enviar uma mensagem e até mesmo ler uma receita, também com um simples comando de voz.

Os pais com filhos pequenos poderão contar com mais tranquilidade na rotina agitada do dia a dia ao utilizarem o sistema de câmeras para saber se os pequenos estão em casa em segurança. Vale ressaltar que isso tudo é possível com o simples toque na tela do smartphone.

Com essas dicas, fica muito mais simples e fácil entender melhor sobre as vantagens da casa automatizada, não é mesmo? O ideal é sempre contar com profissionais qualificados na hora de realizar os seus projetos de automação, seja para a instalação de energia solar, de sistemas de segurança ou de home theater, entre outros. Assim, evita-se dores de cabeça e pode-se garantir a sua total satisfação com o resultado.

Agora que você já sabe como deixar a sua casa automatizada, que tal compartilhar este texto em suas redes sociais? Assim, mais pessoas podem ter acesso a esse tipo de informação tão importante hoje em dia.

Precisa de um profissional para o seu projeto?

Acesse o portal e faça a sua busca. Em seguida, envie um WhatsApp para o profissional mais próximo e inicie seu projeto.