Casa Inteligente, como começar a sua!

Uma casa inteligente inclui o controle da iluminação, do ar condicionado, dos equipamentos de áudio e vídeo, do portão de garagem, da bomba de piscina, da irrigação do jardim e muito mais.

Esses recursos exigem um técnico qualificado para realizar as alterações elétricas, configurações avançadas de rede e a instalação, porém, algumas coisas você pode fazer sozinho.

Veja a lista abaixo e comece pelos produtos que fazem mais sentido para você. Em seguida, encontre o profissional mais próximo e comece o seu projeto de casa inteligente.

Alto-falantes inteligentes

Amazon Echo para Casa Inteligente

Amazon Echo

O alto-falante com assistente virtual é o centro da casa inteligente. Ele toca músicas, fala as notícias, lê a sua agenda, informa sobre o clima e mais centenas de funções realizadas pelas “Skills”, que são Apps criados por terceiros. E o mais importante, você pode usá-lo para controlar outros dispositivos instalados na casa. Leia aqui um comparativo entre o Google Home e a Amazon alexa.

Amazon Echo Dot para Casa Inteligente

Amazon Echo Dot

O Amazon Echo Dot oferece as mesmas funcionalidades do Echo, em um formato mais discreto. Como ele possui saída de áudio tipo P2, você pode conectá-lo a um amplificador e usar o recurso de som multi-ambiente, que permite tocar a mesma música em todos os dispositivos.

Google Nest Mini para Casa Inteligente

Google Nest Mini

A Google ainda não trouxe toda a linha Nest para o Brasil. Temos apenas o modelo de entrada, que é o Google Nest Mini. Semelhante ao Amazon Echo, seu formato discreto permite a instalação em praticamente qualquer local e por ser da Google, tem compatibilidade com o Google ChromeCast e as TVs equipadas com o Google Assistente, além dos smartphones Android.

Amazon Echo Studio para Casa Inteligente

Amazon Echo Studio

Se você gosta de música então o alto-falante ideal é o Amazon Echo Studio. São 5 alto-falantes que produzem graves potentes, mid-range dinâmico e agudos nítidos. A tecnologia Dolby Atmos proporciona percepção de espaço, clareza e profundidade. Eu já testei e digo que vale a pena o investimento, a sua casa inteligente vai tocar alto!

Amazon Echo Show 8 para Casa Inteligente

Amazon Echo Show 8

E que tal uma Amazon Alexa dentro de uma tela HD de 8″e som estéreo? Essa é a proposta do Amazon Echo Show 8, que permite assistir filmes, séries e notícias, fazer chamadas em vídeo para outro Echo Show, fazer compras e claro, controlar a casa com a voz. Uma aplicação interessante é pedir para a Alexa mostrar vídeos com receitas para você assistir enquanto cozinha. Uma função interessante em uma casa inteligente.

Dispositivos da Casa Inteligente

Roteador AP Twibi Giga

Twibi Giga

Antes de comprar dispositivos inteligentes é preciso cuidar da rede Wi-Fi, sem uma rede estável e bem dimensionada o resultado ficará ruim.

Os dispositivos Wi-Fi usam, em sua grande maioria, um módulo que suporta apenas a rede em 2.4 Ghz. Isso é bom pelo maior alcance, mas ruim por ser uma rede congestionada. Uma casa inteligente exige um sistema Wi-Fi de qualidade.

Para suportar dezenas de dispositivos conectados ao mesmo tempo é necessário um hardware mais robusto, o que não acontece nos roteadores fornecidos pelas operadoras.

Uma opção fácil de instalar é a linha Twibi Giga da Intelbras. Ela cria uma rede sem fio no local e gerencia os dispositivos em 2.4 Ghz e 5 Ghz.

Mas se você trabalha de casa, possui dezenas de dispositivos, joga online ou simplesmente precisa de uma rede de alta performance, então a minha recomendação é fazer um projeto de Wi-Fi com equipamentos empresariais, instalado por um especialista. Estes equipamentos possuem ajustes avançados que você não encontra nos equipamentos plug’n’play, e fazem grande diferença na perfomance da sua rede Wi-Fi.

Fechadura Digital Yale (Zigbee)

Yale YDF40TR

É um prazer ficar livre das chaves, criar códigos temporários para alguém entrar no apartamento e ainda ter um relatório de entradas e saídas.

As fechaduras da Yale são tradicionais no mercado e de excelente qualidade. Alguns modelos, como o YDF 40 TR, é compatível com o módulo Zigbee 3.0, que permite o controle por um hub Zigbee.

Um hub Zigbee é uma central de automação compatível com produtos Zigbee.

A minha sugestão é que você compre o Amazon Echo Studio, que além da qualidade de áudio, tem um hub Zigbee embutido e é compatível com o módulo Zigbee da Yale.

E não se preocupe, se alguém tentar abrir a porta com a voz, a Alexa pede um código PIN.

Alguns cuidados

O primeiro é comprar o modelo TR que significa trinco rolete. O trinco rolete permite que a porta fique fechada (não trancada) e o alinhamento da porta com o batente fique correto.

O segundo cuidado é comprar a versão com biometria. Na prática, digitar uma senha não é tão legal. Veja pelo celular, depois da biometria e faceID, nunca mais queremos usar a senha. O mesmo vale para a fechadura.

E o terceiro cuidado é que você vai precisar do módulo Zigbee da Yale. Compre a fechadura e o módulo, para que você possa controlar pelo comando de voz. Até o momento, apenas a Alexa é compatível com as fechaduras Yale.

Câmera IP 1080p Wi-Fi

Câmera Wi-Fi Geonav

Uma câmera serve para monitorar um local, gravar o que acontece e ainda ouvir e falar com quem está no ambiente.

Essa tarefa é entregue com maestria por essa câmera. Eu prefiro as câmeras fixas do que as móveis porque na prática, a câmera móvel está quase sempre olhando para o lugar errado.

A qualidade de imagem 1080p é incrível, a gravação no cartão microSD é automática e o App da Geonav permite navegar pela gravação de forma fácil.

Ela ainda tem sensor de presença que pode acionar cenas como ligar uma luz ou enviar uma notificação no celular e visão noturna.

Lâmpada LED Wi-Fi

Lâmpada Wi-Fi Geonav

Atenção, as lâmpadas Wi-Fi precisam estar energizadas para que você possa controlar pelo celular ou pela voz.

Por isso eu recomendo usar as lâmpadas em abajur e luminárias, e não nos soquetes controlados pelos interruptores da casa.

Se você desligar o interruptor, a fase será interrompida e a lâmpada Wi-Fi ficará offline. Para resolver isso, chame um profissional para instalar módulos elétricos nos circuitos existentes, respeitando as ligações em paralelo quando houver.

Com isso dito, é super agradável ter o abajur da sala automatizado e usar a função RGB+W para uma cor diferente no ambiente. Tanto a Alexa quanto o Google suportam o comando de trocar a cor pela voz, deixando a sua casa inteligente.

Adaptador de Tomada Wi-Fi

Plugue de Tomada Wi-Fi Geonav

O adaptador de tomada é ótimo para controlar qualquer dispositivo elétrico, que tenha um botão de ligar fixo.

De nada adianta você controlar a energia que chega em um equipamento se você precisa apertar um botão para que ele ligue.

Um exemplo disso é uma cafeteira de cápsula. Você não vai conseguir automatizar com o plugue de tomada. Será necessário chamar um profissional para instalar um módulo elétrico no botão de fazer o café.

Mas é muito legal usar o plugue inteligente em ventiladores, aquecedores elétricos e luminárias. Esse modelo é para tomadas de 10A, então fique atento com o tipo de tomada do dispositivo a ser conectado.

Uma das funções mais úteis do plugue de tomada é o timer, para ligar e desligar o equipamento em um horário pré-definido. O agendamento de tarefas é um dos pilares de uma casa inteligente.

Vídeo Porteiro Wi-Fi

Vídeo Porteiro Positivo

O vídeo porteiro é uma campainha com vídeo, que permite conversar com quem está na porta de qualquer lugar do mundo.

Diferente de vídeos porteiros completos que possuem contato para abertura da porta, este modelo é totalmente sem fio, com baterias recarregáveis e não tem a função de abrir a porta.

Se você tiver uma fechadura inteligente, você pode destrancar a porta remotamente depois de conferir quem chegou. Fácil de instalar, você só precisa garantir que no local tenha um bom sinal da rede em 2.4 Ghz.

Como a câmera Wi-Fi, ele tem função de gravação no cartão MicroSD, lente grande angular e visão noturna.

Conclusão

Existem diversos equipamentos fáceis de instalar que você pode fazer sozinho e começar a sua casa inteligente.

Mas, se você deseja automatizar os circuitos existentes de iluminação, instalar um sistema de som ambiente com caixas de embutir, projetar um home cinema ou implementar um Wi-Fi de alta performance, eu recomendo que faça uma cotação com um profissional especializado.