Saiba como conseguir uma casa inteligente e segura com a automação

Você sabe como conseguir uma casa inteligente e segura? Para chegar a esse objetivo, é preciso conhecer as diferenças e as principais vantagens de cada uma das várias tecnologias de automação disponíveis atualmente. Assim, você será capaz de implantar os sistemas ideais para suas necessidades e adquirir bons resultados para a família inteira.

Uma das maneiras de chegar mais rápido ao objetivo de automatizar sua casa é tentar entender de que forma as tecnologias cooperam com finalidades específicas. Neste artigo, vamos esclarecer isso ao abordar duas dessas finalidades: conforto e segurança.

Se quiser saber mais sobre como obter essas vantagens com automação residencial, acompanhe atentamente os tópicos a seguir.

Automação para conforto

Quando falamos em conforto, as ferramentas de automação são poderosas e eficientes. Afinal, elas propõem maior praticidade para o dia a dia ao realizar tarefas comuns e deixar os usuários livres para outras funções mais importantes. Inclusive, os pais de família conseguem se dedicar a diversas atividades ao mesmo tempo, como questões de trabalho e responsabilidades com os filhos.

É possível, por exemplo, integrar TVs com smartphones e assistentes virtuais, o que permite que você acione a TV para ver uma série ou um filme com alguns toques no celular ou com um comando de voz. Além disso, a automação da iluminação possibilita que o usuário controle cortinas e persianas para deixar a luz natural incidir com mais intensidade. Também dá para gerenciar a energia elétrica: ligando e desligando luzes automaticamente ou em horários específicos. Essas ações economizam custos com energia.

Isso sem contar o controle do ar-condicionado para ajustar a temperatura — o que pode ser feito nos smartphones até mesmo quando você está fora de casa, a fim de evitar desconforto com o calor ou o frio.

Automação para uma casa inteligente e segura

Por sua vez, como já apontamos, as tecnologias de automação também servem para reforçar a segurança de uma residência. Afinal, essa certamente é uma das grandes preocupações de quem tem uma família. Então, confira os próximos parágrafos.

Fechaduras eletrônicas

As fechaduras eletrônicas atuam no controle do acesso à residência, ou seja, gerenciam quem entra e sai. Com esse gerenciamento, feito com o apoio da biometria e de senhas, você garante que entre apenas quem você quiser. Isso é útil, por exemplo, em situações de viagens nas quais a família não está em casa.

Sensores de barreira

Esses sensores funcionam assim: detectam presença ou movimentação incomum e disparam notificações e ações — que pode ser um alarme ou uma sirene, por exemplo — para impedir que essas pessoas continuem na propriedade e avisar os moradores.

Integração com câmeras e CFTV

Outra das ótimas possibilidades das ferramentas de automação é a integração entre diferentes dispositivos. Câmeras e circuitos CFTV são conectados com celulares, por exemplo, para reforçar o monitoramento e permitir que os donos da casa saibam de tudo o que acontece, mesmo quando estão a distância. Assim, torna-se possível também acompanhar os filhos em cada cômodo.

Enquanto os sensores e as fechaduras atuam de modo mais ativo, as câmeras são passivas: focadas na percepção e na detecção de situações estranhas ou incomuns. Um recurso interessante é receber uma foto por e-mail toda vez que alguém entrar em casa, por exemplo.

Simulação de cenas em uma casa inteligente

A simulação de cenas viabiliza a configuração de iluminação e dos equipamentos de áudio/vídeo para simular presença de uma pessoa em casa. No quesito segurança, é útil para passar a ideia de que alguém está no local quando a família está fora, por exemplo.

Por mais que essas tecnologias citadas pareçam futurísticas e distantes, elas já estão disponíveis e podem ser encontradas no mercado. Ter uma casa inteligente e segura é usufruir de uma série de ferramentas e sistemas — como sensores, câmeras e fechaduras digitais — que já faz parte da nossa realidade.

Este conteúdo foi útil para você? Então, continue entendendo como uma casa conectada está ao seu alcance hoje. Após, encontre o profissional mais próximo de você e tire o seu projeto do papel.