Você já ouviu falar que a tecnologia pode te ajudar a viver melhor e deixar a sua casa inteligente, mas qual é o primeiro passo para automatizar o apartamento?
Nesse post você vai conhecer 5 dispositivos para automatizar o apartamento de forma simples e eficiente.
Antes de mais nada, é preciso ter um sistema Wi-Fi de alta performance. Sem isso, não apenas a automação, mas todo o acesso à Internet fica prejudicado.
Assista esse vídeo para entender como criar uma rede Wi-Fi de qualidade:
Agora que você sabe como ter um ótimo Wi-Fi, vamos automatizar o apartamento.
Quem tem pet ou bebê em casa vai adorar essa câmera. Ela grava as imagens na nuvem e no cartão micro-SD. A lente grande angular permite enxergar o que acontece no ambiente, sem precisar movimentar a câmera.
Ela possui um sensor de movimento que pode disparar uma notificação, ou iniciar a gravação das imagens, facilitando a visualização das gravações.
Você pode compartilhar o acesso com a sua esposa e ambos conseguem monitorar o que está acontecendo no local, além de poder conversar com quem está lá.
O plugue de tomada funciona para equipamentos que podem ficar na posição “sempre ligados”. Ele não é ideal se for preciso apertar um botão para ligar o equipamento, já que ele apenas controla a energia da tomada.
A aplicação mais indicada é a automação dos abajures da sala e do quarto, em função de um horário programado.
Você nunca mais terá que ligar ou desligar os abajures, e terá a sensação que a casa funciona sozinha.
Esse é o dispositivo principal, porque ele copia os códigos dos controles remotos e por isso consegue automatizar a TV, TV à cabo, ar condicionado e outros equipamentos do Home Theater.
Você não precisa parar de usar os controles remotos, mas pode usar a automação para ligar e desligar tudo com um simples comando. Parece simples mas é muito agradável esse tipo de cena.
Para fazer isso, depois de configurar o dispositivo (o que requer conhecimentos técnicos), crie uma rotina com o comando “Alexa, assistir cinema” para ligar a TV, TV à cabo, Receiver e ajustar a iluminação.
Outra rotina útil é “Alexa, hora de dormir”, para ela desligar todos os equipamentos.
Além da elegância de trocar os interruptores de plástico por um modelo de vidro com tecnologia touch, você consegue acionar as luzes pela Alexa e incluir a iluminação na cena cinema.
Você irá se acostumar com a automação da iluminação e provavelmente não irá querer mais os interruptores de plástico. Esse dispositivo é perfeito para automatizar o apartamento.
A nova linha Amazon Echo ficou incrível. Com som aprimorado, design moderno e grandes funcionalidades, é a base para automatizar o apartamento.
As funções de lembrete, compra por voz e despertador são ótimas. Também é possível ouvir áudio books, receitas de culinária e claro, muita música!
E ainda por cima, você pode controlar a casa pela voz. Se você ainda não tem uma Echo Dot, compre a sua (versão 4) e divirta-se!
Você pode adicionar uma fechadura digital, cortinas motorizadas, sistemas de som ambiente e muito mais, vai depender das suas necessidades e de quanto pretende investir.
Uma dica importante é contratar um profissional para fazer o seu projeto. Apesar de você poder fazer sozinho usando esses dispositivos plug’n’play, existem diversos macetes que faz com que a experiência fique muito melhor, como a criação de cenas, configuração do Wi-Fi, instalação elétrica adequada e uso de módulos Dimmer e Relês.
Faça a sua busca e envie agora um WhatsApp para o profissional mais próximo.