Como automatizar o apartamento?

Você já ouviu falar que a tecnologia pode te ajudar a viver melhor e deixar a sua casa inteligente, mas qual é o primeiro passo para automatizar o apartamento?

Nesse post você vai conhecer 5 dispositivos para automatizar o apartamento de forma simples e eficiente.

Antes de mais nada, é preciso ter um sistema Wi-Fi de alta performance. Sem isso, não apenas a automação, mas todo o acesso à Internet fica prejudicado.

Assista esse vídeo para entender como criar uma rede Wi-Fi de qualidade:

Canal Quero Automação

Agora que você sabe como ter um ótimo Wi-Fi, vamos automatizar o apartamento.

Câmera Wi-fi Full HD com áudio

Câmer Wi-fi para automatizar o apartamento

Quem tem pet ou bebê em casa vai adorar essa câmera. Ela grava as imagens na nuvem e no cartão micro-SD. A lente grande angular permite enxergar o que acontece no ambiente, sem precisar movimentar a câmera.

Ela possui um sensor de movimento que pode disparar uma notificação, ou iniciar a gravação das imagens, facilitando a visualização das gravações.

Você pode compartilhar o acesso com a sua esposa e ambos conseguem monitorar o que está acontecendo no local, além de poder conversar com quem está lá.

Plugue de Tomada Wi-Fi

Plugue de tomada Wi-fi para automatizar o apartamento

O plugue de tomada funciona para equipamentos que podem ficar na posição “sempre ligados”. Ele não é ideal se for preciso apertar um botão para ligar o equipamento, já que ele apenas controla a energia da tomada.

A aplicação mais indicada é a automação dos abajures da sala e do quarto, em função de um horário programado.

Você nunca mais terá que ligar ou desligar os abajures, e terá a sensação que a casa funciona sozinha.

Controle de Infravermelho Wi-Fi

Controle Wi-fi de infravermelho para automatizar o apartamento

Esse é o dispositivo principal, porque ele copia os códigos dos controles remotos e por isso consegue automatizar a TV, TV à cabo, ar condicionado e outros equipamentos do Home Theater.

Você não precisa parar de usar os controles remotos, mas pode usar a automação para ligar e desligar tudo com um simples comando. Parece simples mas é muito agradável esse tipo de cena.

Para fazer isso, depois de configurar o dispositivo (o que requer conhecimentos técnicos), crie uma rotina com o comando “Alexa, assistir cinema” para ligar a TV, TV à cabo, Receiver e ajustar a iluminação.

Outra rotina útil é “Alexa, hora de dormir”, para ela desligar todos os equipamentos.

Interruptor Touch Wi-Fi

Interruptor touch Wi-fi para automatizar o apartamento

Além da elegância de trocar os interruptores de plástico por um modelo de vidro com tecnologia touch, você consegue acionar as luzes pela Alexa e incluir a iluminação na cena cinema.

Você irá se acostumar com a automação da iluminação e provavelmente não irá querer mais os interruptores de plástico. Esse dispositivo é perfeito para automatizar o apartamento.

Amazon Echo Dot 4

Amazon Echo 4 para automatizar o apartamento

A nova linha Amazon Echo ficou incrível. Com som aprimorado, design moderno e grandes funcionalidades, é a base para automatizar o apartamento.

As funções de lembrete, compra por voz e despertador são ótimas. Também é possível ouvir áudio books, receitas de culinária e claro, muita música!

E ainda por cima, você pode controlar a casa pela voz. Se você ainda não tem uma Echo Dot, compre a sua (versão 4) e divirta-se!

Adicionais para automatizar o apartamento

Você pode adicionar uma fechadura digital, cortinas motorizadas, sistemas de som ambiente e muito mais, vai depender das suas necessidades e de quanto pretende investir.

Uma dica importante é contratar um profissional para fazer o seu projeto. Apesar de você poder fazer sozinho usando esses dispositivos plug’n’play, existem diversos macetes que faz com que a experiência fique muito melhor, como a criação de cenas, configuração do Wi-Fi, instalação elétrica adequada e uso de módulos Dimmer e Relês.

Faça a sua busca e envie agora um WhatsApp para o profissional mais próximo.