Quer ter uma casa sustentável? Aprenda agora!

A conscientização sobre a a necessidade de preservação do meio ambiente e o uso consciente de seus recursos mudaram o comportamento da sociedade. Atualmente, a sustentabilidade é um tema muito discutido também no meio empresarial, seja na busca por meios produtivos mais limpos ou produtos e serviços mais sustentáveis. Entretanto, essa tendência não está apenas no meio empresarial. Há quem busque formas de ter uma casa sustentável e promover o menor impacto ambiental possível.

Por isso, encontrar os materiais e tecnologias que ajudem nesse projeto é essencial. Contudo, a falta de conhecimento pode dificultar todo esse processo. Muitas pessoas, por exemplo, ainda acreditam que casas ecológicas são muito caras e acabam desistindo da ideia. No mercado, existem soluções que atendem os mais diversos bolsos. E ainda que seu custo seja elevado na aquisição, ao analisar a longo prazo é possível ter uma economia significativa. Portanto, sempre compensa pelo ótimo custo-benefício.

Neste post, vamos mostrar sobre a importância da sustentabilidade, como as tecnologias podem ajudar e quais são os selos de certificação de sustentabilidade. Continue acompanhando!

Entenda a importância da sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade é atendido através de medidas que visam a preservação do meio ambiente e a utilização dos recursos naturais de maneira mais consciente para não comprometer os diversos ecossistemas, tão importantes para as futuras gerações. 

Os impactos ambientais atingem diretamente a qualidade de vida do ser humano, por isso a procura por alternativas mais sustentáveis está ganhando cada vez mais adeptos. Para aqueles que querem ter uma participação mais efetiva na diminuição desses impactos, a busca por casas ecológicas pode significar um grande avanço nesse sentido. Afinal, é uma solução para uma interação mais ecologicamente correta com a vida no planeta. 

A casa sustentável é desenvolvida a partir de um projeto pensado em reduzir o consumo de água e energia, e fabricada com materiais sustentáveis. A construção civil tem criado diversas soluções a fim de reduzir os efeitos negativos causados. Vale ressaltar, que mesmo as moradias já construídas podem ser adaptadas através de ferramentas tecnológicas para atender esse objetivo.

Descubra como as tecnologias podem ajudar nas casas ecológicas

As inovações tecnologias permitem que a vida do homem se torne mais fácil, econômica e tenha potencial para contribuir com a sustentabilidade do planeta. Nas residências, a automação residencial pode permitir que os moradores tenham mais controle sobre o consumo de água e energia, e produção de resíduos. Conheça, agora, algumas dessas soluções.

Captação de águas pluviais

A água é essencial para a preservação da vida e pode se tornar um recurso escasso. Por isso, seu uso deve ser consciente, evitando o desperdício. Para ajudar na redução de seu consumo pode-se reaproveitar a água da chuva em atividades que não apresentem risco para a saúde — com o uso de água não potável, como descarga, lavagem de carro e áreas externas, entre outros.

O sistema de captação de água pluvial consiste em calhas que captam a água da chuva, tubulações para direcioná-las até um reservatório, filtros para impedir a passagem de resíduos e uma bomba para distribuir a água para as áreas da casa onde serão utilizadas.

 Painel Solar Fotovoltaico

Os painéis solares fotovoltaicos transformam a energia solar em energia elétrica para ser usada na residência. Dessa maneira, a produção de energia é feita pela própria casa de forma limpa, sustentável e muito econômica. A luz solar, por ser renovável, é um recurso natural de fonte inesgotável.

O funcionamento do painel se dá pela incidência dos raios violetas e não pelo calor. Assim, mesmo em dias nublados ou chuvosos haverá a produção de energia, porém em menor escala. Durante a noite, não há produção de energia solar, por isso é preciso que haja um gerador que conte com baterias para que seja armazenada para o uso durante esse período.

 Telhado Verde

A instalação de um telhado verde proporciona vários benefícios para os moradores da residência. A vegetação ajuda a manter temperatura interna da casa mais baixa, além de diminuir as ilhas de calor ao redor. Também melhora a qualidade do ar ao filtrar a poluição mas precisa de planejamento e estrutura adequados.

Redução de resíduos da construção

A construção de uma residência pode produzir muito lixo, assim sendo é preciso pensar nos materiais a serem utilizados e nos resíduos que serão gerados. No mercado, há vários tipos de materiais sustentáveis que visam reduzir os impactos prejudiciais que a construção civil causa ao ambiente. Alguns desses materiais são: tijolo ecológico, tinta biodegradável, cimento eco sustentável, vidro inteligente, dentre outros.

Saiba como ter a eficiência energética com a automação

Além da captação da energia solar, o desperdício de energia deve ser analisado de modo a melhorar a eficiência energética da casa. Desse modo, a automação residencial pode ser uma grande aliada para a redução do consumo de energia.

As chamadas casas inteligentes são uma realidade porque contam com recursos tecnológicos que proporcionam maior conforto aos seus usuários e ajudam na sustentabilidade. É possível controlar o consumo de energia através de dispositivos que monitoram o gasto e emitem alerta sobre o uso excessivo de água ou energia, por exemplo.

Equipamentos conectados por Wi-Fi permitem que seja feito a programação do seu funcionamento mesmo a distância. Chuveiros, interruptores de luz e o aparelho de ar condicionado são alguns dos itens que podem ser controlados pelo celular, a distância. 

Assim, ao automatizar as atividades realizadas na casa pode-se ter maior eficiência, e uma economia que chega a 30% no consumo de energia.

Conheça os selos de certificação de sustentabilidade

As casas ecológicas podem ser certificadas de modo a comprovar que foram construídas considerando o menor impacto ambiental, melhor eficiência energética, redução de consumo de água etc. Algumas das principais certificações são: 

  • Certificação Leed (Leadership in Energy and Enviromental Design)
  • Certificação AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental / High Quality Enviromental)
  • Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal
  • Selo Procel Edifica

Entretanto, nenhuma casa será realmente sustentável e ecologicamente correta sem a efetiva conscientização de seus moradores.

Gostou de aprender como a automação pode ajudar a ter uma casa sustentável? Então, siga nossa página no Facebook para você saber ainda mais sobre como a automação.