Quais as vantagens e como ter energia solar em casa? Entenda

Em muitas cidades do país, a conta de luz aumenta a cada ano que passa. Com isso, a busca por soluções que sejam mais eficientes e sustentáveis começa a crescer. Entre elas, está o uso de energia solar em casa, considerada uma fonte de energia limpa, já que não utiliza combustíveis fósseis e não polui o meio ambiente.

Além disso, é uma ótima alternativa se você deseja uma residência inteligente e investe em automação. Isso ocorre porque as duas são complementares, uma vez que, em uma casa automatizada, é possível ter maior controle sobre os gastos com energia elétrica. Ainda, há um aumento no conforto e na segurança dos moradores da casa, assim como na redução do desperdício de energia — desligando-se com facilidade os equipamentos que não estão sendo usados.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é a energia solar, como utilizá-la em casa, quais são as suas vantagens e muito mais. Acompanhe!

Como funciona a energia solar?

O uso da energia solar como um meio alternativo de geração de energia elétrica está se tornado cada vez mais comum. Os ganhos observados são maiores que o investimento no sistema, o que tem atraído a atenção de um público cada vez maior.

Para suprir as necessidades de energia elétrica, é preciso utilizar painéis elaborados com a finalidade de gerar eletricidade por meio da incidência solar. Quando essas placas são expostas aos raios de sol, elas captam a energia elétrica — uma vez que são quimicamente modificadas. Dessa forma, funcionam como geradores.

Cada placa se chama “módulo fotovoltaico” e, quando há várias delas, o conjunto recebe o nome de “painel fotovoltaico”. Essa forma de captação é um jeito eficiente de reduzir a conta de energia paga às distribuidoras. Além disso, é uma fonte renovável — já que utiliza processos naturais — e prática.

Ao utilizar esse sistema, a energia solar consegue suprir uma parte da demanda da casa, consumindo menos daquela fornecida pela concessionária. Quanto maior área de cobertura, mais energia é gerada.

O que é preciso para ter energia solar em casa?

Por ser uma fonte limpa e sustentável, a procura pela energia solar nas residências vem aumentando. No entanto, esse é um investimento que trará retorno no longo prazo com a diminuição da conta de luz, uma vez que o seu custo para aquisição é alto. Isso ocorre porque é preciso instalar alguns equipamentos, como:

  • placas fotovoltaicas (painéis);
  • inversor solar;
  • estrutura de fixação;
  • controlador de carga;
  • cabos e conectores específicos.

A partir da instalação desses componentes por uma equipe capacitada e qualificada para a realização do serviço, será possível gerar a energia em casa. A manutenção é simples e exige apenas a limpeza dos painéis solares, geralmente a cada seis meses, dependendo da região.

Como utilizá-la na sua residência?

Após a instalação do sistema de energia solar em casa, ainda é preciso registrar e regularizar a geração perante a concessionária da sua cidade. A produção de energia exige uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que só pode ser emitida por profissionais.

Contudo, isso só é necessário se houver uma conexão à rede de energia elétrica pública. Essa diferença é conhecida como On Grid e Off Grid:

  • On Grid — sistema conectado à rede, precisando de ART;
  • Off Grid — sistema independente, geralmente com uso de baterias acessórias.

Com o sistema On Grid, a energia é injetada no quadro geral de distribuição da residência e utilizada normalmente na casa. Porém, quando a energia solar não é suficiente, é usada a eletricidade da rede pública. Como não tem baterias, na falta de energia elétrica, a geração é automaticamente desligada pelo inversor, para evitar danos à rede pública.

A energia solar é uma ótima opção para utilizar na automação residencial e em suas tecnologias. Isso porque esses sistemas contribuem para controlar, de forma eficaz, os gastos com a eletricidade.

Quais são os cuidados necessários?

Primeiramente, somente um profissional qualificado deve ser o responsável pela instalação, pois ele saberá exatamente todos os passos para entregar um sistema de energia solar com máxima eficiência. Além disso, as placas não podem ter obstáculos que atrapalhem os raios solares, precisando ser bem localizadas, por exemplo.

Também é preciso monitorar o rendimento e a conversão de energia, fazendo o acompanhamento periódico. Esses são pontos em que é essencial o auxílio de uma pessoa qualificada. As principais marcas de inversores oferecem um App para monitorar a performance do sistema.

Quais são as vantagens?

Por estarmos em um país tropical, o sol é um aliado para quem deseja instalar o sistema de energia solar. As vantagens de adotar esse método de geração de eletricidade são muitas, e um dos principais benefícios todos já conhecem: a economia.

O retorno sobre o investimento será notado a cada mês após a instalação, o que perdurará por anos e terá uma grande economia a longo prazo. Além disso, o imóvel também fica mais valorizado, pois a autossuficiência em energia elétrica é uma vantagem repassada adiante. Hoje em dia o retorno do investimento gira em torno de 5 anos, mas pode ser menor ou maior dependendo do projeto.

Como já dissemos, ela é fundamental para usufruir ainda mais do projeto de automação residencial. Com tantos equipamentos ligados à rede elétrica, o consumo tende a ser maior. Mas, pela facilidade de ligar e desligar os equipamentos sempre que houver necessidade, a automação contribui muito para a redução nos gastos de energia, algo que se torna ainda mais eficaz juntamente à energia solar.

Para os próximos anos, a energia solar em casa crescerá ainda mais, já que a tendência é a utilização de meios mais sustentáveis de geração de energia. As variedades nos tipos de sistemas oferecidos é um dos grandes diferenciais, pois há uma maior disponibilidade e opções de escolha para diversos públicos. Portanto, o investimento na geração solar crescerá e a economia será ainda maior!

Gostou de entender mais sobre o funcionamento e as vantagens de utilizar um sistema de geração de energia solar em casa? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais, para que todos conheçam os benefícios!

Precisa de um profissional para o seu projeto?

Acesse o portal e faça a sua busca. Em seguida, envie um WhatsApp para o profissional mais próximo e inicie seu projeto.